Estresse materno: como isso impacta a vida e saúde mental dos filhos?

estresse materno

O estresse é um dos problemas mais recorrentes da vida moderna. Com esse turbilhão que é o cotidiano moderno, com tantas obrigações, pendências, preocupações, as pessoas confrontam uma realidade na rotina cada vez mais frenética e exigente. E isso parece que apenas se intensifica quando falamos das mulheres e seu estresse materno.

A rotina diária é repleta de obrigações, compromissos, tarefas domésticas e preocupações incessantes. 

Agora, imagine acrescentar a responsabilidade de cuidar de crianças pequenas a essa equação? Não é de se surpreender que as mães se tornem sobrecarregadas, lutando para equilibrar todas as demandas e, muitas vezes, negligenciando sua própria saúde mental.

Aproveitando o contexto deste mês das mães, decidimos criar este artigo para reconhecer a importância de cuidar da saúde mental das mulheres que desempenham o papel de mãe. Pois, suas atitudes refletem em seu bem mais precioso: seus filhos.

Muitas “supermães” enfrentam uma jornada repleta de desafios e sacrificam seu próprio bem-estar em prol do bem-estar de suas famílias. No entanto, negligenciar a saúde mental não apenas afeta as mães individualmente, mas também tem repercussões na harmonia do lar e no desenvolvimento emocional das crianças.

A sobrecarga diária de tarefas, a falta de tempo para si mesmas, a preocupação constante e a pressão para serem mães perfeitas são apenas alguns dos fatores que contribuem para o estresse e o desgaste mental. 

É essencial que as mães sejam capacitadas a cuidar de si mesmas, a fim de continuarem a ser pilares de amor e suporte para suas famílias.

Portanto, continue a leitura e veja como se conscientizar mais sobre os males que o estresse materno pode causar aos seus filhos e como você pode evitar esses problemas. Confira!

O aumento do estresse materno na sociedade

Diversas pesquisas têm apontado para o aumento do estresse materno na sociedade contemporânea. 

Um estudo realizado pela Universidade de Washington revelou que as mães de hoje têm níveis de estresse comparáveis aos de pacientes psiquiátricos dos anos 1950. Isso é impressionante e assustador, pois mostra a constante pressão enfrentada pelas mães em equilibrar suas múltiplas responsabilidades.

Mas a causa é como evitar que isso aconteça. Na gestação, por exemplo, é um período de extrema importância para a mãe e para o bebê. 

Outro motivo ocorre pela falta de suporte adequado, como licenças de maternidade mais curtas e a escassez de creches acessíveis, o que também contribui para a sensação de sobrecarregamento e exaustão. 

Sem contar a influência que as mídias sociais desempenham com a constante exposição a imagens e histórias de mães “superprodutivas” e “perfeitas” pode criar expectativas irrealistas 

Segundo estudo do Hospital Nacional da Criança, o sofrimento psicológico persistente após o nascimento do bebê pode influenciar a interação pais e filho e a autorregulamentação infantil. Logo, isso se torna ainda mais relevante para as grávidas e puérperas.

Exemplos de efeitos que o estresse materno causa aos filhos

O estresse materno causa problemas não só às mulheres mães, como principalmente aos seus filhos. Ele pode causar impactos significativos no desenvolvimento e bem-estar emocional das crianças. Alguns exemplos são:

  • Deixar o emocional comprometido e desregulado na vida adulta;
  • Tornar pessoas mais inseguras;
  • Ter problemas de comportamento;
  • Obter dificuldades de aprendizado.

Isso sem contar na gravidez que afeta o próprio desenvolvimento do bebê:

  • O baixo peso no nascimento, devido à diminuição da quantidade de sangue e oxigênio que chega ao bebê;
  • Ocorrência de maior resistência à insulina e maior risco de obesidade na vida adulta, devido à exposição às citocinas inflamatórias;
  • O aumento do risco de doenças cardíacas.
  • Sem o aumento das chances de parto prematuro.

Dicas sobre como controlar o estresse materno

Sabendo de todos esses pontos, chegou o momento de entender como evitar esses males, pois controlar o estresse materno é essencial para promover o bem-estar da mãe e criar um ambiente familiar saudável. 

Aqui estão algumas dicas que podem ajudar as mães a lidarem com isso:

  • Priorize o autocuidado;
  • Peça ajuda e delegue tarefas;
  • Estabeleça limites saudáveis na sua rotina;
  • Procure apoio social e familiar;
  • Pratique técnicas de relaxamento;
  • Cultive momentos de conexão e lazer com seus filhos;
  • Durma bem;
  • Tenha uma alimentação saudável;
  • Faça atividade física regularmente;
  • Não exija muito de si;
  • Peça suporte com especialistas em saúde mental e emocional.

Os benefícios de contar com uma plataforma de saúde mental

Portanto, cuidar da saúde mental para evitar o estresse materno pode revolucionar a sua vida e a sua família.

Existem muitos caminhos para realizar isso, além de contar com uma plataforma de saúde mental, que pode trazer inúmeros benefícios para as mães que lidam com o estresse materno. 

Ao contar com a E-mentaly, você como mãe pode obter o suporte necessário para lidar com o estresse materno, melhorar sua saúde mental e fortalecer sua capacidade de cuidar de si mesma e de suas famílias. 
É uma forma prática e eficaz de acessar recursos e profissionais qualificados para promover o bem-estar emocional e encontrar o equilíbrio necessário em meio às demandas diárias. Fale conosco e saiba mais como se ajudar, acima de tudo! Diga não ao estresse materno.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

E-mentaly

O prontuario eletrônico mais completo do mercado

Recomendados:

Isto é o título

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor