7 dicas para um atendimento psicológico eficaz

telemedicina para atendimento psicológico

Com as possibilidades que a tecnologia e a internet nos oferecem, ficou mais fácil cuidar dos pacientes. Agora você nem mesmo precisa de um consultório físico para um atendimento psicológico eficaz.

Existem diversas plataformas e sites que ajudam você como profissional a fazer o melhor atendimento às pessoas e promover a saúde mental.

No entanto, de nada adianta ter todas as ferramentas necessárias se não se sabe muito como partir na prática. Assim, para saber o que fazer, é necessário ter clareza do seu objetivo. 

Lembre-se que a primeira consulta tem como principal objetivo que psicólogo e paciente se conheçam e possam decidir se vão dar continuidade à psicoterapia juntos. Então, nunca comece vendendo ou mostrando seu serviço, primeiro escute e evolua sua relação com o paciente.

Portanto, continue a leitura e entenda sete dicas valiosas que podem aprimorar o atendimento psicológico, proporcionando uma experiência terapêutica eficaz aos pacientes. 

Já adianto que ao implementar essas estratégias, você poderá fortalecer a relação terapêutica, promover a melhoria emocional e auxiliar seus pacientes rumo ao bem-estar. Vamos lá?

O que caracteriza um atendimento psicológico eficaz?

Um atendimento psicológico eficaz é aquele que estabelece uma conexão empática com o paciente. Ele utiliza abordagens personalizadas, estabelece metas terapêuticas claras, promove um ambiente acolhedor e seguro, pratica a escuta ativa, utiliza técnicas embasadas em evidências e busca promover o bem-estar emocional do indivíduo.

Sabendo disso, a questão surge em como realizá-lo da melhor forma, certo? Confira algumas recomendações no próximo tópico.

7 dicas para fazer um atendimento psicológico eficaz

Independente do seu método de trabalho é essencial que suas consultas ofereçam a melhor experiência ao seu cliente/paciente. Essa pessoa que veio até você para cuidar da sua saúde e questões emocionais.

Pensando nisso, é importante que você a escute e entenda o lado dele mais do que qualquer coisa. Somente assim você consegue passar para ela a solução para enfrentar seus problemas.

No entanto, lembre-se que você também não precisa fazer pelo outro. O que deve é dar o exemplo, você deve assumir a responsabilidade pelo ambiente e pelo início da relação. 

Por exemplo: se o paciente é muito emotivo e tem dificuldade em trazer alguns pontos concretos que você precisa saber, você deverá ser mais direto nas perguntas para avaliar essas questões, principalmente sobre ansiedade e estresse. Ou talvez trazer algumas situações que aconteceram com você para deixar ele mais a vontade.

Agora se o paciente é muito racional e fala pouco sobre o que sente, você precisará fazer mais perguntas que o ajudem a perceber seu lado emocional.

Além desses pontos essenciais, siga essas outras dicas:

Sempre se oriente a parte das recomendações técnicas e éticas do conselho profissional

Ao decidir fazer o atendimento remoto, a primeira precaução é observar as recomendações técnicas e éticas do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Então, leia com atenção a Resolução CFP 011/2018, que traz normas sobre a realização da terapia, supervisão ou outro tipo de serviço online da área. 

Atente-se para a escolha do espaço para o atendimento psicológico a distância

O local em que trabalha, a imagem que você passa na câmera pode influenciar na hora das pessoas se abrirem. Além disso, tenha um bom equipamento conectado à internet. 

Faça com que o paciente se sinta acolhido e bem-vindo

Como fazer isso? Entenda os objetivos do indivíduo com o atendimento para que você possa, de fato, oferecer o melhor suporte. Outro ponto é não fazer uma consulta correndo, transmitir pressa, assim como não interromper a pessoa falando.

Estabeleça uma relação de confiança

Muitas vezes, fazer uma consulta psicológica mediada por uma videochamada pode deixar as pessoas desconfiadas. Por isso, é fundamental estabelecer uma relação de confiança com quem procura seu atendimento, através de uma formalização do atendimento por meio de um contrato, estabelecendo os horários de atendimento, etc.

Tenha cuidado com a linguagem escolhida

Por mais que você use a internet, use uma linguagem clara, informal mas sem abusar com gírias, palavrões. Lembre-se que é uma pessoa que você precisa transmitir respeito e integridade.

Conte com recursos que garantam a qualidade da transmissão

Falhas ou qualquer ruído ou obstáculo que interrompa a consulta pode prejudicar na proximidade e no atendimento com o paciente. Portanto, tenha uma câmera que deixe as imagens nítidas e um microfone de qualidade.

Falando em tecnologia, você pode ainda contar com sistemas que tragam outras funcionalidades para o seu dia a dia, agilizando diferentes processos, como é o caso da E-mentaly.

Seja ético e profissional

O psicólogo deve agir de forma ética e profissional durante o atendimento, mantendo o sigilo das informações e respeitando os valores e a individualidade do paciente. Além de não esquecer de dar feedbacks, orientações e estabelecer metas e objetivos.

Agora é com você!

Logo, ao implementar essas sete dicas para um atendimento psicológico eficaz, você estará dando um passo importante na melhoria da qualidade do suporte que oferece aos seus pacientes

Através da conexão empática, abordagem personalizada, estabelecimento de metas terapêuticas, ambiente acolhedor, escuta ativa, utilização de técnicas embasadas em evidências e foco no bem-estar emocional, você estará construindo uma base sólida para um tratamento efetivo. 

Lembre-se de que cada indivíduo é único. Ao adaptar essas dicas às necessidades e circunstâncias de cada paciente, você estará proporcionando um atendimento verdadeiramente significativo. 

Então, esteja sempre em busca de aprimoramento e atualização, pois a evolução contínua é essencial para oferecer o melhor suporte possível. Vamos juntos nessa?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

E-mentaly

O prontuario eletrônico mais completo do mercado

Recomendados:

Isto é o título

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor