Marketing para psicólogos: o que você deve ou não deve fazer

marketing para psicólogos

Com a evolução da tecnologia, os profissionais de saúde mental atuais possuem uma grande oportunidade de divulgar seus serviços, sua marca e atrair mais pacientes. Só que para isso acontecer da melhor forma é preciso entender o que pode e não pode ser feito no marketing para psicólogos.

Não há dúvidas de que a metodologia de marketing digital é uma poderosa ferramenta para profissionais de diversas áreas, incluindo os da saúde. 

No entanto, é fundamental compreender como trabalhar com esses canais digitais de forma ética e responsável. Deve-se sempre levar em consideração a natureza sensível dos serviços oferecidos, além da confidencialidade e do cuidado com o bem-estar dos pacientes, que devem ser preservados em todas as ações de divulgação. 

Para você ficar ciente das melhores práticas e estratégias adequadas para alcançar resultados efetivos, neste artigo você vai entender mais detalhes sobre o marketing para psicólogos, seus benefícios e as principais recomendações ao investir nele. Vamos lá?

O que é marketing para psicólogos?

O marketing para psicólogos nada mais é do que a forma com que os profissionais podem se autopromover para conquistar mais pacientes, aumentar sua reputação e visibilidade, além de gerar mais lucro.

No entanto, sua atuação profissional é regida pelo Código de Ética do Conselho Federal de Psicologia. Ou seja, as marcas de saúde podem trabalhar com o marketing digital desde que respeitando as normas exigidas pela Lei, para não infringir qualquer mal.

Assim, as estratégias de marketing para psicólogos incluem uma variedade de táticas, mas o que vai basear as ações é o seu objetivo.

Como ele pode ser benéfico?

Com base em estratégias eficientes e éticas, os psicólogos têm a oportunidade de utilizar o marketing como uma ferramenta valiosa. Seja para alcançar seus objetivos profissionais, seja aumentar sua visibilidade e, ao mesmo tempo, promover a saúde mental da sociedade

Lembre-se que ao aproveitar a evolução tecnológica e adotar abordagens inovadoras, os profissionais de saúde têm o poder de fazer uma diferença significativa na vida das pessoas, oferecendo apoio e orientação para aqueles que mais precisam.

O que você deve ou não deve fazer no marketing para psicólogos?

Primeiramente e o mais importante, o marketing para psicólogos baseia-se em princípios éticos e respeitar a privacidade e confidencialidade dos pacientes. Os profissionais devem tomar cuidado para não fazer promessas enganosas ou utilizar abordagens sensacionalistas em suas campanhas. 

A integridade e a responsabilidade são fundamentais na construção de uma reputação sólida e na manutenção da confiança dos pacientes.

Existem algumas regras elaboradas pelo Conselho Federal de Psicologia que norteiam a forma que os psicólogos podem fazer o seu marketing profissional, como:

  • Não pode haver inclusão dos preços de serviços em suas atividades de marketing;
  • Não pode haver previsões taxativas, diagnósticos, atividades e recursos relativos a técnicas psicológicas não reconhecidas pelo Conselho;
  • O profissional não pode assegurar um prazo ou dar certeza quanto à solução do problema do paciente, já que dentro da Psicologia não há como garantir a efetividade do trabalho;
  • Evitar táticas de persuasão e vendas em sua estratégia de marketing;
  • Jamais exponha seus pacientes, citando casos que possam identificá-lo.

Ainda assim, há muito o que se pode fazer com o marketing para psicólogos, veja algumas opções:

  • Criar um site profissional;
  • Utilizar redes sociais;
  • Compartilhar informações relevantes e úteis para a construção de confiança;
  • Participar de eventos.

Logo, o marketing para psicólogos pode ser uma maneira eficaz de promover seus serviços e aumentar a visibilidade do seu trabalho. No entanto, é importante ter em mente que existem limites éticos e legais que devem ser respeitados para garantir a integridade da profissão e proteger os pacientes.

Não muito, não é? Por isso, anote essas dicas para elevar a sua carreira ao próximo nível e conquistar maior visibilidade no seu ramo. Aqui na E-mentaly nós respeitamos e agimos conforme o Conselho. Clique e saiba mais como podemos ser seus aliados no cuidado da saúde mental e na divulgação dos seus serviços.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

E-mentaly

O prontuario eletrônico mais completo do mercado

Recomendados:

Isto é o título

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor