Como saber se o meu ciúme precisa ser medicado?

ciume-precisa-ser-medicado

O ciúme é um sentimento comum e natural em muitos relacionamentos, mas quando se torna excessivo, pode ser prejudicial para a saúde mental e o bem-estar do indivíduo e do relacionamento como um todo, por isso muitas vezes ele precisa ser medicado e as pessoas não tem ideia.

Normalmente, existem alguns tipos de ciúmes, sendo o patológico aquele que é caracterizado por sentimentos intensos e irracionais, que podem levar a comportamentos controladores, possessivos e até violentos. São esses os que é necessário você se atentar se não está agindo assim.

Por isso, nesta leitura você vai descobrir as causas subjacentes, os sinais e as opções de tratamento medicamentoso disponíveis para aqueles que sofrem desse problema. Vamos lá?

O que é ciúme?

Conforme já mencionado, o ciúme é uma emoção natural que pode surgir em qualquer relacionamento, mas quando ele se torna excessivo e possessivo, pode ser prejudicial.

Dentro dessa linha, existem algumas explicações para saber se o seu caso é o mais comum ou o que prejudica as pessoas. Confira:

Ciúme obsessivo

Quando o ciúme começa a afetar as atividades diárias e se torna uma obsessão constante, é um sinal de que pode ser uma forma de ciúme possessivo. Se a pessoa passa muito tempo pensando no que o parceiro está fazendo ou onde está, isso pode ser um sinal de que o ciúme está fora de controle.

Controle excessivo

O ciúme possessivo e descontrolado pode levar a um controle excessivo sobre o parceiro, como verificar constantemente o telefone, as redes sociais e os e-mails. Se a pessoa tenta controlar o comportamento do parceiro e restringe sua liberdade, isso pode ser um sinal de que o ciúme é possessivo.

Isolamento

Quando o ciúme possessivo é extremo, a pessoa pode tentar isolar o parceiro de amigos e familiares, para que ele não possa interagir com outras pessoas que possam representar uma ameaça. Isso pode levar a um comportamento abusivo e pode ser prejudicial para o bem-estar emocional e mental de ambas as pessoas envolvidas.

Comportamento violento

O ciúme possessivo pode levar a comportamentos violentos, incluindo ameaças físicas ou verbais, agressão física ou violência sexual. Esses comportamentos são extremamente prejudiciais e podem colocar em risco a vida e a segurança das pessoas envolvidas.

Qual ciúme precisa de medicação?

Se você acha que está sofrendo de ciúme possessivo, é importante procurar ajuda médica imediatamente. Um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a entender o que está causando o ciúme e oferecer estratégias para lidar com ele de maneira saudável e construtiva. 

Além disso, se o comportamento se tornar violento, procure ajuda de emergência imediatamente. É comum o caso de violências contra mulher por conta desse sentimento.

Lembre-se de que é possível superar o ciúme possessivo com a ajuda certa e tomar medidas para melhorar a saúde emocional e mental do relacionamento.

O ciúme excessivo pode ser um sinal de um transtorno psicológico chamado de Transtorno do Ciúme Patológico (TCP). O TCP é uma condição psiquiátrica rara em que uma pessoa experimenta um ciúme patológico e persistente que é excessivo e fora de proporção em relação à situação real. Esse tipo de ciúme pode se tornar um problema tão sério que é necessário procurar ajuda médica.

Principais sinais para dar início a uma medicação para ciúme

Aqui estão alguns sinais de ciúme que podem ser um indicador de um TCP e, portanto, podem precisar de medicação:

  • Ciúme constante e exagerado: A pessoa sente em quase todas as situações, independentemente do motivo. O ciúme é tão exagerado que afeta a qualidade de vida da pessoa e do relacionamento.
  • Comportamentos compulsivos: A pessoa pode se comportar de forma compulsiva em resposta ao ciúme, como verificar constantemente as redes sociais do parceiro, segui-lo, monitorar suas atividades ou até mesmo persegui-lo.
  • Delírios de infidelidade: A pessoa pode acreditar firmemente que o parceiro está traindo, mesmo sem nenhuma evidência concreta. Esses delírios podem se tornar tão intensos que podem afetar seriamente a vida da pessoa.
  • Comportamentos agressivos: A pessoa pode se tornar agressiva ou violenta com o parceiro ou com outras pessoas que considera uma ameaça ao relacionamento.
  • Isolamento social: Pode levar a pessoa a se afastar de amigos e familiares, a fim de evitar qualquer interação que possa desencadear o ciúme.
  • Ansiedade intensa: A pessoa pode sentir uma ansiedade intensa, que pode afetar sua capacidade de funcionar adequadamente no trabalho, na escola ou em outras atividades sociais.

Se você ou alguém que você conhece está experimentando esses sinais, é importante buscar ajuda médica imediatamente. 
O tratamento é possível e envolve uma combinação de medicamentos e terapia. Com o tratamento adequado, é possível superar o ciúme patológico e melhorar a qualidade de vida e relacionamentos. Fale conosco e veja como a E-mentaly pode ser sua parceira nisso!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

E-mentaly

O prontuario eletrônico mais completo do mercado

Recomendados:

Isto é o título

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor