Manter a vida em equilíbrio e com saúde é um dos maiores desafios das pessoas. Assim, com uma rotina atarefada e cheia de obrigações, além de pressões familiares e profissionais, fica difícil de saber como evitar que a ansiedade e estresse não atrapalhem seus afazeres diários.
Estando num mês em que o Janeiro Branco promove “A vida pede equilíbrio”, é importante encontrar maneiras de passar por isso sem que suas atitudes emocionais impactam a produtividade e o relacionamento com as pessoas.
Por isso, mais do que nunca, todos precisam entender algumas práticas que aliviam as tensões, cada vez mais constantes, e que favorecem a saúde mental e emocional.
Então, continue o artigo e entenda mais sobre o assunto e como evitar que esses problemas afetem o seu dia a dia.
Quais os sintomas de alerta sobre ansiedade e estresse excessivos?
É normal ter ansiedade quando algo está prestes a acontecer, seja por algo com uma expectativa muito alta ou com uma preocupação excessiva.
No entanto, o problema surge quando isso foge do controle e afeta sua produtividade na rotina. É tão comum as pessoas se sentirem dessa forma que muitas se sentem em dúvida se o momento que está passando afeta ou não sua saúde mental.
Por isso, confira alguns sintomas que se você perceber um ou mais deles, deve procurar maneiras de controlá-lo para não causar mais consequências no seu dia.
- Preocupação excessiva;
- Medo constante;
- Insegurança;
- Suor excessivo;
- Taquicardia;
- Perfeccionismo;
- Tonturas e vertigens;
- Sensação de falta de ar e dificuldade para respirar;
- Cansaço frequente;
- Dificuldade para dormir.
Como controlar sua ansiedade e estresse diários?
Agora que você já sabe os principais sinais a se atentar. Chegou a hora da prática.
Confira 7 ações que você deve realizar no seu dia a dia naquele momento que se sentir com mais nervosismo e ansiedade que o normal, ou mesmo evitar que tenha esses sintomas.
Pratique atividades físicas
Uma das mais comuns quando falamos de cuidar da saúde mental. Exercitar o corpo ajuda a liberar neurotransmissores como a serotonina e a dopamina, responsáveis pelas sensações de felicidade e motivação.
Consumir alimentos com triptofano
Consumir alimentos ricos em triptofano ajuda a controlar o humor e a ansiedade, pois possui um aminoácido estimulante de serotonina. Alguns exemplos desses alimentos são:
- Banana;
- Peixes;
- Laticínios (leites, queijos e iogurtes);
- Peixes;
- Grão de bico;
- Chocolate;
- Mel.
Procure manter a organização
Quando a sua casa está bagunçada, você demora para achar o que precisa, não é? O mesmo acontece com a nossa vida! Quando tudo está desorganizado, a gente acumula coisas sem utilidade e prejudica o bem estar.
Mantenha contato com pessoas queridas
Ter um relacionamento com pessoas que ama e amigos faz você se sentir menos sozinho e mais feliz. Procure manter contato com quem você ama, mesmo que virtualmente.
Cuidado com o excesso de informações
A mídia passa muitos acontecimentos alarmantes e fica consumindo isso o tempo todo, vai nutrir sua mente e suas emoções com isso. Isso pode aumentar ainda mais a angústia e a ansiedade.
Não se exija tanto assim
Tome cuidado para não se cobrar demais. Cada um de nós possui um tempo próprio de desenvolvimento pessoal.
Encontre uma atividade prazerosa
Precisamos ter atividades que nos tragam relaxamento e interesse e uma dessas atividades pode vir através dos hobbies. Ache a sua atividade preferida e dedique-se a ela no seu tempo livre!
Seja gentil e compreensivo consigo mesmo e busque ajuda se precisar
Lembre-se que é normal errar, se sentir com medo, pessimismo, insegurança. Então, procure acolher os sentimentos que tiver nessa fase, lembrando que buscar o equilíbrio não significa negar o que você estiver sentindo e sim aceitar e dar a volta por cima.
Só depende de você para ter uma vida equilibrada e saudável. Aproveite e veja como a E-mentaly pode te ajudar nisso!